segunda-feira, 27 de abril de 2009

Festa da Farinha vai agitar final de semana em Anastácio





Depois de um concorrido lançamento, a 4a edição da Festa da Farinha de Anastácio "A Festa de todos os encontros", o público aguarda ansiosamente pela próxima sexta-feira, 1 de maio, onde na Avenida Porto Geral, se reunirá o melhor da cultura e tradição nordestina existente em Anastácio e região.



A Festa será dias 1 a 2 de maio, com inicio diário às 19h. Com sucesso absoluto nas outras edições, realizadas desde 2006, a Festa mantém seu diferencial, onde tudo o que é comercializado, tanto na gastronomia, quanto no artesanato, é produzido pelos produtores rurais anastacianos.



Para que essa exposição culinária aconteça os produtores participaram de cursos de manipulação de alimentos e higiene alimentar, além de aprenderem a fazer outras receitas derivadas da mandioca. Esses cursos foram ministrados pela nutricionista Patrícia Silva Avelar, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Anastácio, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, parceira do evento.



Este ano, a 4a edição da ‘Festa da Farinha', terá a apresentação especial grupo de forró pé de serra: Val Patriota, os forrozeiros do Vale do Pajeú, além da participação dos repentistas Valdir Teles e Sebastião da Silva. Já no sábado, dia 02, o palco será tomado pela animação da cantora brasileira, de renome internacional, Elba Ramalho.



A Festa da Farinha de Anastácio já faz parte do Calendário Cultural e Turístico de Mato Grosso do Sul. A expectativa de público para essa edição é de 20 mil pessoas por dia no evento.

Neste ano, a "Festa de todos os encontros" atrairá olhares de todo o mundo, pois estará em exposição o maior saco de farinha do mundo, com mais três mil quilos, produzido especialmente para o evento, e que já está inscrito no Guinness Book (Livro dos Recordes).



Na praça de alimentação a culinária nordestina baseada na mandioca dominará os paladares, em iguarias como, por exemplo, tapioca, bolo de massa puba, jacuba, buchada de bode com pirão, torta de frango com mandioca, bombom de mandioca, bife de mandioca, bolo de folha de mandioca, sorvete de mandioca, brigadeiro de mandioca, sequilhos, e o famoso ‘viagra da mandioca' – bebida elaborada especialmente para a Festa da Farinha.



O anfitrião do evento, prefeito Cláudio Valério é o idealizador do evento e, conduz in loco a organização da Festa, que conta com a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura, através do secretário José Edson dos Santos. Entretanto, o vice-prefeito Douglas Figueiredo, e todas as Secretarias Municipais trabalham unidas para que a Festa alcance mais uma vez o sucesso e brilhantismo que agrada a todos que irão prestigiar.



"A Festa da Farinha é para a família, é uma festa genuína, que é complementada todos os anos, onde usamos a melhor farinha da região. Com a festa há geração de renda para muitas famílias. Vamos trazer para a Festa da Farinha, um pedaço do Nordeste, para dentro de Anastácio", afirma o prefeito Cláudio Valério.



A Câmara Municipal de Anastácio apóia e incentiva a realização da Festa. De acordo com o presidente da Casa de Leis, vereador Manoel Luiz da Silva, "é um evento que preza pela preservação e difusão da cultura nordestina acrescida do olhar sul-mato-grossense, é esse misto que faz da Festa da Farinha, um evento sem igual e sem dúvida, promissor no cenário turístico do Estado. E nós enquanto Poder Legislativo, reconhecemos e apoiamos a realização dessa "Festa de todos os encontros".



Em sua estada no município na última quinta-feira, o presidente da Assembléia Legislativa, Jerson Domingos, fez questão de enaltecer a importância turística, cultural e econômica da Festa da Farinha de Anastácio, e ainda garantiu que estará prestigiando o evento.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial